>
Aviso
|
As romenas do CS Volei Alba Blaj e as italianas do Igor Gorgonzola Novara disputam hoje, pelas 16h00, na cidade romena de Blaj, a segunda mão da final da Taça CEV – femininos.
O jogo conta com a presença de dois portugueses: Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional da FPV, como Supervisor da CEV, e Raquel Portela, a 1.ª árbitra, formando equipa com o polaco Bartlomiej Adamczyk.
O Novara chega ao jogo decisivo com uma vantagem de 3-1 da primeira mão e está em excelente forma, tendo inclusive derrotado as suas compatriotas do A. Carraro Imoco Conegliano, actuais campeãs europeias.
Por outro lado, o Blaj procura o seu primeiro título europeu, depois de ter perdido as finais da Taça CEV em 2019 e 2023, a final da Liga dos Campeões em 2018 e a final da Taça Challenge em 2021.
No primeiro jogo, o Novara dominou, especialmente nos dois primeiros sets, com uma eficiência de ataque impressionante. O Blaj ainda reagiu no terceiro set, mas o Novara controlou o quarto set para garantir a vitória.
Assim, o Novara precisa de apenas dois sets para vencer o troféu da Taça CEV, enquanto o Blaj, a jogar em casa, está obrigado a vencer por 3-0 ou 3-1 para levar a decisão final para um Golden Set (set de desempate).
O pavilhão, com capacidade para 2000 espectadores, estará lotado, com a maioria dos adeptos a apoiar a equipa romena na luta pelo tão desejado título.
Recorde-se que o FC Porto, que disputou esta época a Liga dos Campeões – femininos, acabou por ser afastado nos quartos-de-final da Taça CEV precisamente pelas romenas do CS Volei Alba Blaj, tendo perdido em casa por 0-3 (22-25, 20-25 e 21-25) e fora por 1-3 (13-25, 25-23, 9-25 e 22-25).