19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

 

 

Aviso
 

Informamos que o serviço de informação noticiosa será temporariamente interrompido,

devido a férias da equipe.

 

Agradecemos a compreensão!

 

Votos de boas férias!!!

 

 

Notícias

Voleibol de Praia: Estágio em Cortegaça com duplas húngaras

João Pedrosa e Hugo Campos, tricampeões nacionais, e os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa, actuais vice-campeões portugueses, estão a estagiar com duas duplas húngaras no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol, situado em Cortegaça.
 
As duplas são formadas por Domonkos Dóczi e Bence Stréli e por Bence Tari e Ákos Veress e representam uma mais-valia para a preparação das duplas orientadas pelo Seleccionador nacional Ricardo Rocha, beneficiando igualmente da experiência em provas do Circuito Mundial (Beach Pro Tour) que os nossos jogadores adquiriram nos últimos anos.
 
Bence Stréli, de 23 anos, e Domonkos Dóczi, de 21, gozam já de um certo reconhecimento na Hungria, pois são bicampeões nacionais, tendo alcançado um resultado histórico para o seu país no Voleibol de Praia: a vitória no Beach Pro Tour Future de Qingdao, na China.
Esta foi a primeira medalha de ouro conquistada por duplas húngaras em etapas do Circuito Mundial de masculinos.
 
Bence Tari e Ákos Veress são dois jovens, respectivamente com 17 e 18 anos, que subiram ao segundo degrau mais alto do pódio no último campeonato nacional magiar.
 
O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol é uma instalação desportiva dotada das melhores condições para a prática do Voleibol de Praia que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia de 2020 e 2021, bem do Campeonato de Veteranos 2022 e estágios das duplas de Israel,  Ucrânia, Venezuela, Inglaterra, Paraguai, Bélgica ou Cabo Verde e etapas dos circuitos internacionais de Voleibol de Praia.
 
O CARVP, que é utilizado como base logística das selecções nacionais e dos treinos de observação inseridos no processo de captação e detecção de talentos no Voleibol de Praia e na organização de provas nacionais e internacionais, continua a alargar a sua influência e, simultaneamente, a permitir a utilização das suas instalações por parte de outros interessados.
Deste modo, a FPV promove a realização de treinos abertos para captação de atletas com vista a municiar as Selecções Nacionais de Voleibol de Praia (atletas devidamente filiados na FPV) ao mesmo tempo que disponibiliza horários para treinos, abertos à comunidade em geral, no Pavilhão Gimnodesportivo de  Cortegaça.
 
Boa estreia em 2025
A dupla João Pedrosa/Hugo Campos subiu ao pódio no Beach Pro Tour Challenge de Yucatán no dia 23 de Março ao vencer (2-1: 21-12, 14-21 e 21-19) os austríacos Christoph Dressler e Philipp Waller.
 
Na negra, os portugueses estiveram praticamente o set todo em desvantagem (2-6, 6-10), mas conseguirem inverter os acontecimentos ao igualarem a 11 pontos, equilíbrio que se manteve até aos 19-19, altura em que os tricampeões lograram rubricar os dois pontos que lhes garantiram a medalha de bronze.
 
“Encerrámos esta inesquecível semana em solo mexicano de medalha ao peito. Sofremos apenas duas derrotas em sete jogos, justamente para as duplas finalistas da prova, o que faz com que deixemos Puerto Progreso orgulhosos e satisfeitos com a nossa primeira competição de 2025“, referiu a dupla tricampeã nacional.
 
“Sabíamos que iria ser uma prova complicada, com várias duplas de grande nível e que não haveria jogos fáceis para ninguém. Passo a passo fomos evoluindo na competição, com uma boa  consistência de jogo, tanto no sideout como no nosso serviço e estratégias de bloco/defesa. Depois de passarmos aos quartos-de-final, tivemos um jogo que consideramos o melhor que fizemos até hoje, contra a poderosa dupla cubana Diaz/Alayo (uma das duplas candidatas à vitória na competição). Depois dessa magnifica vitória, queríamos muito ganhar uma medalha e tentámos incomodar os campeões do mundo em título na meia-final, mas o nosso serviço não apresentou o nível do dia anterior e não conseguimos fazê-lo contra a dupla vencedora da competição.
 
Chegados ao jogo que definia os terceiro e quarto classificados, com uma dupla com a qual no ano passado tínhamos perdido na fase de grupos de final da Nations Cup, a dupla austríaca Dressler/Waller, num jogo em que cada dupla venceu um set com relativa facilidade e forçou um terceiro set electrizante. O cansaço físico de ambas as duplas era notório e foi o querer dos nossos rapazes que permitiu dar a volta a uma desvantagem significativa e vencer com um 21-19 esta medalha de bronze.
 
Começamos bem a época, mas queremos mais e vamos continuar a trabalhar para o ter e para continuar a honrar Portugal. Sabemos da dificuldade de cada competição em que cada dupla pode ganhar a qualquer uma e não se pode relaxar. Seguimos juntos“, salientou o Seleccionador Ricardo Rocha.
 
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 29 de setembro de 2025 – 20:31:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...