18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

UM ANO para os Jogos Olímpicos TÓQUIO 2020!

 

No momento em que escrevo estas linhas ,faltam apenas 365 dias para a abertura oficial do maior evento desportivo a nível  mundial : os Jogos Olímpicos .
 
O Comité Olímpico Português ( COP ) assinalou a data numa cerimónia realizada  no passado dia 23 , no Espaço Montes Claros, em Lisboa. 
 
O relógio electrónico instalado no recinto do referido edifício ,foi o mensageiro físico deste espaço de tempo ,para marcar a era futurista deste acontecimento olímpico.
 
Isso mesmo ficou demonstrado nos vários vídeos projectados pela organização onde nem sequer  faltaram as  irrequietas  mascotes olímpicas Miraitowa e Someity . 
 
Miraitowa , a mascote azul , dos J.O. provem da fusão das palavras japonesas  Futuro e Eternidade e "procura trazer esperança aos corações das pessoas de todo o mundo"  e a mascote de cor rosa dos Jogos Paralímpicos  deve o seu nome Someity  a uma variedade de cerejeiras , árvores muito representativas da cultura japonesa e  quer transmitir a sua "fortaleza" aos atletas Paralímpicos. As duas personagens, de estética futurista no anime, representam , assim , " a tradição e a inovação" do Japão e serão o principal símbolo dos jogos.
 
Voltando à  cerimónia, propriamente dita, estiveram presentes, entre outros, José Manuel Constantino ,Presidente do COP:  "  os Jogos Olímpicos  são mais que um acontecimento desportivo , são uma oportunidade de juntar países , culturas , gastronomias  , diplomacias , de modo a afirmarem-se num mundo cada vez mais global 
 
Tiago Brandão Rodrigues , Ministro da Educação do Governo Português:  " O prazer e a ambição de representar Portugal têm de ser projectados internacionalmente "  e apelando aos meios de comunicação social para acompanharem este seu desejo , e dirigindo-se aos atletas , ainda desabafou : "Obrigado por todo o trabalho e por projectarem  Portugal de forma limpa."   
 
A Marinha Portuguesa Irá levar a Sagres , Navio da República Portuguesa ( NRP ) até aquele país asiático ,ficando ancorada em Tóquio ,durante o período dos Jogos Olímpicos ,como Casa de Portugal .  
 
Marco Alves, director do Departamento de Missões e Preparação Olímpica do COP , que em Tóquio 2020 será chefe de missão , quis chamar a atenção para o facto de " ainda estarmos a uma distância considerável do início  dos J.O. mas  este  não deve ser descurado ,pois , o nível dos atletas exige esforço , trabalho , dedicação de mais do que um ano ."
 
É necessário ser -se excepcional ," salientou . 
 
Também o Embaixador do Japão  em Portugal , Jun Niimi , presente na cerimónia , e depois dos elogios ao povo português , salientou que : "ficaremos felizes se os portugueses nos puderem visitar e conhecer a nossa arte ,  cultura e tecnologia. Este é um momento especial para Portugal e Japão também por passarem 160 anos sobre o estabelecimento de relações diplomáticas entre ambos. E a finalizar deixou uma inspiração . " Que seja uma oportunidade para os dois países ", rematou !
 
O evento contou ainda com  a apresentação da nova linha de produtos de merchandising  do COP para Tóquio 2020 ,que contou com a colaboração de atletas olímpicos, como Patrícia Mamona , Evelise Veiga , Melanie Santos , Paulo  Conceição , David Varela,  e Rui Bragança , secundados por modelos profissionais que lado-a- lado exibiram algumas das roupas, a partir de agora em comercialização, e sempre aplaudidos pela assistência num desfile "profissionalissimo" .
Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão disputados entre os dias 24 de Julho e 09 de Agosto do próximo ano.  

 

Texto e Fotos de José Carlos Pinto

 

 

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 11:26:02

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...