18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Photographia - Museu "Vicentes"

Localidade: Concelho: Distrito:
Funchal Funchal RA Madeira

 

A Photographia – Museu “Vicentes” está instalada no antigo "studio" de Vicente Gomes da Silva e possui, entre o seu acervo, cenários, máquinas fotográficas, mobiliário de “studio”, molduras com fotografias originais, livros sobre as técnicas fotográficas e um valioso arquivo fotográfico, com cerca de 800 mil negativos, datáveis entre 1876 e 1982, para além de ter um núcleo relativo ao Cinema.

 

Aportaram à Ilha da Madeira navios que trouxeram passageiros das mais longínquas paragens e com eles vieram as novas ideias e técnicas surgidas no século XIX, nomeadamente a Fotografia. Por esta altura, estabelecem-se no Funchal, os primeiros “studios” fotográficos, nomeadamente: Vicentes Photographos, João Francisco Camacho, Augusto Maria Camacho, Perestrellos Photographos, Augusto César dos Santos e o seu sócio Joaquim Augusto de Sousa, etc.

 

A Photographia – Museu “Vicentes” encontra-se instalada no antigo “studio” de Vicente Gomes da Silva, à Rua da Carreira.

 

Em 1846 Vicente Gomes da Silva iniciou a sua atividade profissional como gravador e em 1853, 27 Abril recebeu a mercê de “gravador de sua Majestade a Imperatriz do Brasil, Duquesa de Bragança”. Em 1856, iniciou a “arte de fotografar” na sua casa de residência. Em 1860, A Imperatriz Elizabeth D’Aústria, Sissi, visitou a Ilha da Madeira pela primeira vez e foi fotografada por Vicente Gomes da Silva, tendo sido agraciado com o título de “Photographe de Sa Majesté L’Impératrice d’ Austriche”.

 

Em 1865, Vicente Gomes da Silva fixou a sua residência no imóvel à Rua da Carreira e construiu nos jardins o seu atelier fotográfico.Vicente Gomes da Silva e o seu filho Vicente desenharam e ampliam o antigo atelier, edifício que se mantém até hoje e onde está instalado o Museu.

 

Em 1901, os Reis de Portugal, D. Carlos de Bragança e de D. Maria Amélia de Orleães, visitam a Ilha da Madeira, sendo fotografados por Vicente Gomes da Silva, Júnior, que foi agraciado com o título de “Photographo da Casa Real Portuguesa”.

 

A Photographia – Museu “Vicentes” encontra-se instalada no antigo “studio” de Vicente Gomes da Silva, e está aberto ao público desde 1982. Imóvel classificado de "valor cultural regional" e de "monumento de interesse público", foi adquirido pelo Governo da Região Autónoma da Madeira em 2004.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: Rua da Carreira, 43  9001-904 Funchal

Periodicidade Diária

sexta-feira, 26 de abril de 2024 – 00:43:42

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...