18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Elisabete Ladeira edita "Um Fim de Tarde Agitado" para crianças (e adultos)

Elisabete Ladeira, lança dois livros em dois anos, para o seu público alvo muito especial, as crianças.

 

A autora, é Educadora de Infância, de profissão, e os seus dois livros têm uma componente lúdico-cultural, ao mesmo tempo educativa que se estende tanto às crianças como aos adultos.

 

Na sua primeira obra, "A Aventura de uma Gotinha", Elisabete entra na parte da sustentabilidade e ambiental da preservação da água no planeta, agora em "Um Fim de Tarde Agitado", a motivação é para o restabelecimento da paz num mundo muito agitado pelo conflito e pela guerra.

 

Em "Um Fim de Tarde Agitado" os personagensdas crianças transmitem a mensagem aos adultos e também interiorizam logo de pequenos que temos que viver num mundo melhor, mais pacífico e sem conflito.

AMMA: Dois anos, dois livros. Em ambos tem uma história para as crianças e uma mensagem para o mundo. É fácil fazer uma obra desta forma?

Elisabete Ladeira: Sim… quando sentimos aquilo que estamos a escrever, de uma forma tão profunda que parece arrancado das nossas entranhas, torna-se fácil. Flui… A componente lúdica, numa obra de literatura para a infância é fundamental mas se pudermos juntar, uma mensagem tão importante como esta… é a combinação perfeita. Gosto de escrever sobre temas atuais e que transmitem mensagens fortes e pertinentes, de uma forma leve e descontraída! Valores como a amizade, a cooperação, a solidariedade, o respeito pelo outro, a capacidade de perdoar, entre outros, estão progressivamente a ser postos de lado, em detrimento de uma sociedade cada vez maiscompetitiva, materialista e repleta de indivíduos narcisistas e egoístas que não conseguem ver para além do seu próprio umbigo e para quem a importância de Ser deu lugar à importância de Ter! O Ser Humano está cada vez mais alienado e pouco preocupado em fazer o que está correto, preocupando-se, maioritariamente, em satisfazer as suas próprias necessidades e vontades, sem se colocar no lugar do outro. É contra isto que me insurjo, tentando transmitir estes valores, a todos aqueles com quem convivo, diariamente! Ora estes temas são sem dúvida, excelentes pontos de partida para a criação de histórias impactantes, mas sempre de forma leve e divertida!

 

AMMA: Quando começou "Um Fim de Tarde Agitado" estava a pensar na violência que pode começar ainda na idade escolar e se não for travada a tempo, pode escalar para o adolescente e o adulto?

EL: Claro que sim. Crianças são como esponjas que absorvem tudo aquilo que veem, ouvem e sentem. Quando tratadas com carinho e respeito, num ambiente tranquilo e harmonioso, mais facilmente se tornarão adultos capazes de se colocar no lugar do outro, de respeitar e aceitar a diferença, de cooperar, de ajudar quem precisa! Somos nós, adultos que convivemos diariamente com as crianças, que lhes servimos de modelo. Ou seja, são as nossas ações e atitudes, o que nos vêem fazer, o que nos ouvem dizer e aquilo que as fazemos sentir, que irão futuramente influenciar no desenvolvimento da sua personalidade! Por isso sejamos adultos conscientes de que não estamos sozinhos no Mundo e que juntos somos mais fortes para combater a falta de valores cada vez mais enraizada na nossa sociedade!

 

AMMA: A presente guerra na Ucrânia teve influência na mensagem transmitida nesta história, apesar de a acção no livro se passar num parque infantil?

EL: Sim. “Um Fim de Tarde Agitado”,  começou a ser escrito, aquando do início do conflito armado na Ucrânia, mas curiosamente, o mais recente conflito entre Israel e a Palestina iniciou no dia do meu aniversário… 7 de Outubro…  parece-me a confirmação de que, este livro tinha que nascer para ajudar a espalhar esta mensagem de Paz! Na verdade, as Guerras sempre existiram, sempre ouvimos falar delas, mas quando surgem inesperadamente e tão perto, tomam outra proporção e fazem-nos refletir mais intensamente, sobre o assunto. A ideia base na criação desta obra, foi sempre falar de Paz e não de Guerra. Foi transmitir, às crianças, formas de resolver conflitos de maneira diplomática e de fazer a Paz perdurar, apelando à capacidade do Ser Humano de perdoar. Só desta forma conseguiremos alcançar a tão almejada Paz! O amor e o perdão são a base da Paz! A história do livro “Um fim de tarde agitado” desenrola-se numa pequena aldeia, chamada Vale da Paz, onde todos são amigos e se respeitam mutuamente. Certo dia, surge na aldeia, um menino pouco simpático, que vem desestabilizar a tranquilidade naquele belo lugar! Mas se quiserem descobrir como termina este fim de tarde agitado, e qual foi a forma que as crianças da aldeia arranjaram para  fazê-lo perceber que estava a agir de forma errada, terão que ler o livro! Prometo que não se vão arrepender!

 

AMMA: Tem o livro editado e neste momento já o pode disponibilizar para venda, contudo tem a apresentação oficial dele para breve?

EL: A apresentação oficial do meu novo livro “Um fim de tarde agitado” tem já data marcada, para o dia 18 de Novembro de 2023, pelas 16 horas, no Palácio Baldaya, em Benfica.  Deixo aqui a morada para que possam estar presentes e ajudar a espalhar esta bonita mensagem. Estr. de Benfica 701A, 1500-087 Lisboa. Apareçam , serão todos bem vindos.

 

AMMA: O seu convite para a presença na apresentação é para todos, contudo gostaria de ver muitas crianças no evento? O livro no fundo é para elas...

EL: Sim, sem dúvida. Muitas crianças, acompanhadas das suas famílias, professores, educadores… pois para a mensagem chegar às crianças, terá primeiramente que cativar os adultos! Terá que ser verdadeiramente, sentida pelos adultos, para ser passada com entusiasmo às crianças. Mas como referi, anteriormente, são todos bem vindos, desde que venham “EM PAZ”.

 

AMMA: De que forma se pode adquirir "Um Fim de Tarde Agitado"?
EL: Poderão adquirir um exemplar autografado no dia do lançamento, ou através da minha página de autor no facebook: https://www.facebook.com/ElisabeteParaltaLadeira

Está também disponível na página da editora que aqui deixo:  Um Fim de Tarde Agitado, de Elisabete Ladeira | Oficina da Escrita, assim como nas plataformas digitais da Wook e Bertrand.

 

AMMA: Já está a pensar no terceiro livro? Que temática quer abordar (se não é ainda segredo)?

EL: Na realidade tenho já, mais 2 obras concluídas… e algumas ideias a fervilhar… mas ainda estão na gaveta e… são segredo (risos).

 

AMMA: Que mensagem quer deixar às crianças e adultos que leiam a sua obra? O que todos podemos fazer no nosso dia a dia para alcançar a paz que o "Um Fim de Tarde Agitado" atingiu?

EL: Que a Paz, apenas triunfará se nos respeitarmos mutuamente, se aceitarmos a diferença… se aceitarmos a opinião do outro, mesmo que seja contrária à nossa.

Que a Paz, apenas será uma realidade, no dia em que o Ser Humano, souber perdoar e seguir em frente, sem vingança e sem ódio, pois o perdão é a maior prova de amor que podemos dar!

Que para a Paz ser uma constante no Mundo, ela terá que começar dentro de cada um de nós, pois quem tem Paz no coração, não irá fazer a Guerra.

Sejamos todos PAZ, por um Mundo melhor!

                                                                                                     

Texto: Pedro MF Mestre

Foto: Elisabete Ladeira

Ilustradora: Carla Helena Pinto

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 14 de junho de 2024 – 16:11:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...