Não foi uma despedida, foi um até já, de António Félix da Costa ao campeonato do Mundo de resistência, que teve lugar ontem, no Barhein. Uma exibição brilhante de António Félix da Costa, Will Stevens e Ye Yifei, que levaram o Porsche 963 da Hertz Team JOTA até ao 4º lugar final das 8 horas do Barhein.
Foi um dia especial e nostálgico para Félix da Costa, que depois de seis temporadas no Mundial de resistência, se despede temporariamente desta competição, para se focar a 100% no Mundial de Fórmula E, ao serviço da Porsche. O piloto Português de 32 anos queria se despedir com um pódio nas 8 horas do Barhein, e quase logrou esse objectivo. Numa corrida sem erros, com um excelente ritmo, onde o carro da Hertz Team JOTA se superiorizou aos carros oficiais da Porsche, tendo lutado toda a corrida com os Ferrari oficiais, na luta pelo 3º lugar do pódio. A corrida foi dominada pelos Toyota, mas AFC mostrou no braço, porque é considerado um dos mais cotados e versáteis piloto do automobilismo Mundial e foram várias ultrapassagens e momentos de ação, com o piloto luso em batalhas com os pilotos da Ferrari. No final o 4º lugar é um justo prémio e uma boa forma de AFC se despedir, por agora, do Mundial de resistência, ele que deseja voltar assim que possível à grelha do FIA WEC.
Coube a Will Stevens, a tarefa de efetuar o arranque, com o piloto Inglês, muito sólido e eficiente nos momentos iniciais da corrida, colocando-se de imediato na frente dos Porsche oficiais e em luta direta com os Ferrari. Depois entrou Ye ao volante do Porsche 963, com o Chinês a manter-se nesta batalha, onde AFC entrou no carro para a 2ª parte da corrida e logrou finalmente superar os Ferrari, com duas ultrapassagens de grande nível. Com uma penalização bastante duvidosa, o Hertz Team JOTA acabaria por cair novamente para o 4º lugar, posição que se manteria até ao final, com Stevens a fechar a corrida.

António Félix da Costa: "Foi uma corrida especial para mim, a minha última por agora no WEC. Demos tudo para acabar no pódio, mas a penalização que tivemos atirou-nos para o 4º lugar. De qualquer forma estou contente com este final de temporada, fomos mais fortes que os carros oficiais da Porsche e lutámos contra os Ferrari de igual para igual. Claramente foi a nossa melhor corrida do ano e fechar desta forma é um sinal do enorme potencial da equipa Hertz Team JOTA. Por agora despeço-me desta equipa que é uma grande familia, mas estou certo que em breve nos voltaremos a encontrar. A história não acaba aqui, quero voltar para lutar pelo título Mundial do WEC e pela vitória nas 24 horas de Le Mans."
A vitória nas 8 horas do Bahrein ficou para o Toyota nº 8 de Buemi, Hartley e Hirakawa, que se sagrou assim Campeão do Mundo de resistência 2023. No 2º lugar do pódio ficou o outro Toyota nº 7, de Conway, Lopez e Kobayashi, com a Ferrari a fechar o pódio, através de Fuoco, Nielsen e Molina.
Calendário Mundial FIA WEC
1000 Milhas de Sebring (EUA) - 17 Março
6 horas de Portimão (POR) - 16 de Abril
6 horas de Spa Francorchamps (BEL) - 29 de Abril
24 horas de Le Mans (FRA) - 10 e 11 de Junho
6 horas de Monza (ITA) - 9 de Julho
6 horas de Fuji (JAP) - 10 de Setembro
8 horas do Bahrain (BAH) - 4 de Novembro