18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Rodrigo Carrajola e Jaime Bonito renovam títulos de Campeão Nacional de Bodysurf Open e Junior

 

 

Decorreu no dia 24 de outubro na praia do Guincho em Cascais a etapa única do Campeonato Nacional de Bodysurf que determinou a atribuição dos títulos para a época de 2020.

 

O dia foi de ondas a rondar o metro com uma brisa ligeira de sul, que favorece as ondas no guincho. Com 24 atletas inscritos na categoria Open e 4 na categoria Junior, cedo os favoritos começaram a mostrar que apesar do ano difícil tinham mantido a sua boa forma e pelo primeiro ano viu-se muitos frontflips, uma manobra mais técnica e que pressupõe que o atleta dá uma cambalhota para a frente na onda. Este ano o nível técnico subiu muito com boas execuções técnicas.

 

 

Na categoria Open, Rodrigo Carrajola começou cedo a definir o seu percurso em direção à revalidação do título de Campeão Nacional, tendo ganho todas as baterias ao longo do dia com uma prestação sólida, arriscando em algumas manobras no momento certo.

 

Já Miguel Rocha teve um dia mais atribulado e apesar de vencer todas as baterias exceto a final teve mais dificuldade no confronto nas suas baterias, tendo inclusive nos quartos de final  ficado quase para trás não fosse uma onda que entrou nos últimos 15 segundos da bateria e que lhe permitiu avançar para as meias finais.

 

Na final open acabou por ser Miguel Rocha a cometer um erro que acabou por condicionar desde logo as suas aspirações ao título ao fazer uma interferência sobre Tiago Ramos que lhe custou metade da pontuação da sua segunda melhor onda. Apesar disso Rodrigo Carrajola teria sempre ganho a final uma fez que a soma das suas ondas superou as de Miguel Rocha.

 

Os outros dois finalistas forma Jaime Bonito que vinha desgastado das muitas baterias que surfou ao longo do dia, uma vez que competiu em ambas as categorias Open e Júnior, tendo ficado em 4º na final Open e Tiago Ramos também atleta da Associação de Surf de Vagos que manteve uma prova consistente ao longo do dia acabou por ficar em terceiro na final.

 

A final júnior foi talvez uma das baterias mais disputadas do dia, com poucas ondas a entrarem, mas com os atletas a lutarem onda a onda pela vitória.

 

 

Mas foi Jaime Bonito o justo vencedor com uma seleção de ondas impecável que lhe valeu a revalidação do Título. Em segundo lugar ficou Rafael Elias que nos últimos minutos ultrapassou Tiago Mesquita, também ele participante do Open e Junior e com algo desgaste já no fim do dia. Em quarto lugar ficou o estreante Carlos Guimarães que apesar de não conseguir apanhar nenhuma onda realmente boa foi que mais ondas apanhou na final.

 

Para António Pedro, da Associação Surf Social Wave e mentor do Campeonato Nacional de Bodysurf desde o seu início “esta prova foi uma vitoria de uma modalidade desportiva ainda jovem, mas com grande potencial. Foi sem dúvida um dia bom num ano mau do ponto de vista da possibilidade de organização de eventos, sendo de destacar a adesão dos atletas, mas também o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Portugal Rent e da SportTV com quem este ano fechamos uma parceria.

 

 

Este campeonato só é possível com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Aqua Carca, da Sport TV, da Portugal Rent, da Surfrider Foundation Europe Lisboa, dos parceiros de media MEO Beachcam , da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Surf Social Wave que assume a organização deste campeonato e sobretudo dos bodysurfers que são o maior incentivo para  levar este campeonato mais longe.

 

A Associação Surf Social Wave é uma associação sem fins lucrativos de caracter social, que atua na área do surf, contribuindo através da prática deste desporto e de todas as valias que o mesmo traz, quer do ponto de vista da capacitação física, quer do ponto de vista da aquisição de competências, para a melhoria de vida de três segmentos da sociedade em situação de exclusão social ou em risco de exclusão. Este é um projeto estruturante e estruturado, que está alavancado nos principais parceiros do surf em Portugal e conta com parceiros institucionais.

 

Fotos - Sara Silva e Janna Guichet

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:38:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...