O ginasta Rui Cansado, número dois no Ranking Mundial e apontado pela Federação Internacional de Ginástica como um dos favoritos, passou às finais da Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica. No Pavilhão “Os Marialvas”, em Cantanhede, o ginasta foi o melhor português em prova, tendo alcançado um 8º lugar (19.250 pontos) na prova Individual Masculina.
Diogo Soares competiu na mesma categoria, tendo ficado em 17º lugar (17.350 pontos) das qualificações. Já na competição feminina, Leonor Januário conseguiu um 16º lugar (18.500 pontos) e Beatriz Morais um 24º lugar (17.450 pontos).
Em prova estiveram ainda dois trios portugueses. Leonor Januário, Rui Cansado e Tomás Amaral terminaram as qualificações em 9º lugar (16.666 pontos), enquanto Beatriz Morais, João Salvado e Sara Ferreira ficaram em 17º lugar (18.627 pontos).
Bruna Coelho, Diretora Técnica de Ginástica Aeróbica da Federação de Ginástica de Portugal, considera que a prestação nacional na Taça do Mundo de Cantanhede teve "aspetos muito positivos".
"Temos uma seleção muito jovem, para seis deles foi a sua estreia nestes palcos de elite mundial. É importante traçar um caminho para estes ginastas e acreditar no processo. Como sempre, sentimos o maior orgulho na nossa Seleção Nacional e em especial no nosso já habitual finalista Rui Cansado que, mais uma vez, mostrou que o seu lugar é junto dos melhores do mundo".
Este ano, a Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica conta com a presença de quatro campeões do mundo, 21 nações e todos os cinco continentes representados. Cantanhede promete assim ser palco de um verdadeiro espetáculo de adrenalina entre os dias 21 e 24 de março.
No mês de maio a elite mundial segue para a Taça do Mundo de Yokohama, no Japão, seguindo-se o Campeonato do Mundo de Pesaro, em Itália, no mês de setembro.
Fotografia: Carlos Alberto Matos | FGP