18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Segunda etapa do circuito mundial de SUP começa amanhã, em Viana do Castelo

Começa já amanhã o Viana SUP Open, a segunda etapa do circuito mundial de Stand Up Paddle deste ano na vertente race, com as sessões de treinos dos atletas e, em conjunto com a APPACDM de Viana do Castelo, a iniciativa “Desporto para Todos”, com a presença da bi-campeã europeia e campeã mundial de Surf Adaptado, Marta Paço, atleta do Surfing Clube de Viana.
 
A foz do Rio Lima vai acolher alguns dos melhores atletas profissionais da modalidade, como o havaiano Connor Baxter, campeão mundial em título e vencedor da primeira etapa deste ano, os incríveis japoneses Shuri Araki e Rai Taguchi, o francês campeão mundial de 2018, Arthur Arutkin, o sempre forte dinamarquês Christian Anderson ou o húngaro residente no norte de Portugal, Bruno Hasulyo, vencedor de etapas do circuito mundial no passado.
Nas senhoras teremos um mistura entre veteranas e jovens esperanças, como a galega Esperanza Barreras, a maiorquina Duna Gordillo, ou as especialistas em sprint, Juliette Duhaime, argentina e actual vice-campeã mundial, e Caroline Kuntzel, da Dinamarca.
 
Entre os atletas portugueses, destaque para a presença do madeirense Tomás Lacerda, campeão nacional, que obteve um incrível quinto lugar na prova inaugural do mundial, em Alicante, assim como para a caminhense Ângela Fernandes, atleta do Surf Clube de Viana, e para a muito jovem Mia Soares, um talento emergente do SUP nacional.
 
Muitos outros atletas marcarão igualmente presença no sábado, nas provas de sprint, num percurso em formato de “M”, com base na Praia Fluvial do Barracão dos Touros.
O Domingo está reservado para as corridas de distância, com provas Open de 3km e 6km, também na Praia Fluvial do Barracão dos Touros, entrando de seguida os profissionais na água, às 14h, para os 16km de uma Downwind Race, uma espetacular corrida em mar aberto, a favor do vento (a famosa nortada do Verão português, que agora atinge todo o seu potencial ), com início na Praia de Afife e chegada ao local do evento, bem no coração de Viana do Castelo. A previsão não podia ser melhor, com vento constante e forte, acima dos 20 nós, o ideal para este tipo de provas.
 
O dia terminará com a iniciativa Paddle For the Oceans, da Association of Paddlesurf Professionals, na qual todos os participantes irão remar em conjunto, como forma de apoio à preservação e protecção dos oceanos.
 
O Viana SUP Open, que tem entrada totalmente gratuita e início diário pelas 9h da manhã, poderá ser acompanhado em www.appworldtour.com, onde irão ser transmitidas as provas principais e onde se encontram mais informações sobre o evento.
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 05:44:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...