20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dotmoovs Guimarães Ladies Open 2025 - Francisca Jorge eleva o nível e triunfa em casa

 
Num duelo ao sol entre irmãs que voltou a repetir-se depois da final de Montemor da semana passada, a tenista lusa Francisca Jorge sagrou-se, hoje, bicampeã do Guimarães Ladies Open, ao bater a irmã Matilde, em três sets, pelos parciais de 5-7, 6-2 e 6-2.
Sob o olhar atento do apaixonado público vimaranense que voltou a encher as bancas do Clube de Ténis de Guimarães, Kika, a mais velha, foi equilibrando as operações num primeiro set em que ambas deram conta do recado, com momentos de ténis de altíssimo nível. Porém, nos detalhes, foi Matilde a fechar o parcial, com a sua irmã a pedir uma pausa para repor ideias e tratar de acertar taticamente o que tinha preparado. Não queria repetir o sentimento da semana passada em Montemor-o-Novo e notou-se que regressou mais consistente e agressiva positivamente na segunda partida. Não foi por isso de estranhar que tenha fechado o set por 6-2, levando a decisão para uma terceira partida, onde só no começo permitiu que Matilde se emancipasse, depois, foi total o domínio e o ajoelhar em pleno court central do clube que a viu nascer quando fechou o encontro, como que agradecendo por ter conseguido mostrar que ainda tem qualidades para se bater com qualquer tenista deixou-a aliviada e feliz, como confidenciou no final: “Consegui vingar o resultado da semana passada, como disse que ia fazer e estou muito contente e orgulhosa do meu percurso”, começou por dizer Francisca Jorge, concluindo: “Nunca desisti e mesmo depois de ter perdido o primeiro set continuei forte e fui capaz de dar a volta ao marcador, quero agradecer a todos os que vieram apoiar-nos a esta casa onde fomos crescendo no ténis”.  
Apesar do título, amanhã, será Matilde Jorge a liderar o ranking WTA no que respeita a tenistas portuguesas, ela que deverá ascender ao lugar 251.º, ao passo que Francisca deverá ficar na posição 259.ª.
 
No final, para entregar os prémios, estiveram presentes José Fernandes, o Presidente da direção do Clube de Ténis de Guimarães e a sua direção, com Luis Marques, Jorge Castro e Ricardo Martins, O Presidente da Associação de Ténis do Porto, António Paes de Faria, Vasco Costa, da Federação Portuguesa de Ténis e Miguel Oliveira, Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, que afirmou existirem condições para o regresso do Guimarães Ladies Open em 2026 ao patamar do W75, tal como na edição do ano passado.
 
Press Officer: Pedro Couto
 
 

Periodicidade Semestral

domingo, 1 de fevereiro de 2026 – 08:35:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...