20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Primeira edição do Figueira da Foz International Mens Open arranca este domingo com vários portugueses em jogo

De 29 de junho a 7 de julho, o histórico Tennis Club da Figueira da Foz organiza o novo Figueira da Foz International Mens Open, prova que vai contar com boa parte dos melhores jogadores portugueses da atualidade. O torneio ITF M25 conta com o apoio total da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dispõe de 30.000 dólares (cerca de 26.602 euros) em prémios monetários, juntando-se à nona edição do Figueira da Foz Ladies Open, de 21 a 27 de julho, para um mês de muito e bom ténis para a região. 
Já confirmados no quadro principal estão 24 jogadores de 11 nacionalidades diferentes, onde o maior destaque é o contingente luso: Gastão Elias (342.º da tabela ATP) é o mais experiente e cotado entre os jogadores portugueses. Antigo 57.º do ranking, Elias ostenta no palmarés 17 títulos, o último conquistado em fevereiro deste ano em Vila Real de Santo António. Fez ainda outras três meias-finais em 2025, sempre em provas da International Tennis Federation.
 
Tiago Pereira (351.º), já com cinco finais só na presente temporada, Pedro Araújo (476.º), João Domingues (591.º) e Tomás Luís (861.º) são os outros tenistas da casa com entrada direta no quadro principal. João Graça, Vasco Prata, Tiago Silva e João Portugal vão surgir na prova face a convites entregues pela organização.
Outra das grandes ênfases do torneio está no sueco Leo Borg (505.º), filho do lendário Bjorn Borg, antigo número um mundial e vencedor de 11 títulos do Grand Slam. Leo Borg vem de atingir os quartos de final em Elvas, um torneio que terá como finalistas este domingo o francês Dan Added (344.º) e o americano Martin Damm (521.º), dois dos principais cabeças de série na Figueira da Foz.
 
O também americano Darwin Blanch, ex-número quatro no escalão de sub-18 e atual 473.º da hierarquia, e o britânico Liam Broady, antigo top 100 ATP, são outros dois fortes nomes na luta pelo troféu. Illia Simakin (229.º) e Eliakim Coulibaly (283.º) são os dois mais cotados.
 
Este domingo, a partir das 11 horas, arranca a fase de qualificação, na qual 20 dos 32 tenistas serão portugueses.
 
O Figueira da Foz International Mens Open é o oitavo torneio ITF M25 da temporada em solo nacional, aos quais se juntam ainda as cinco provas Challenger já realizadas em Oeiras. Até final de 2025 estão, para já, confirmados outros cinco eventos do ATP Challenger Tour em Portugal e ainda quatro competições ITF masculinas.
 
Press Officer: Steve Grácio
Fotografia: Beatriz Ruivo/FPT
 
 

Periodicidade Semestral

domingo, 1 de fevereiro de 2026 – 08:34:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...