20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal celebra mais três vitórias no penúltimo dia do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas

 
- Equipa feminina W55 superou a Turquia e garantiu 11.º lugar
- Conjunto masculino M55 deu a volta à Hungria para terminar em 13.º
- Penúltimo dia com desfechos diferentes no escalão de +50
 
O penúltimo dia do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) sorriu a três das quatro seleções portuguesas e duas delas, as do escalão +55, concluíram esta quinta-feira as respetivas campanhas no Complexo de Ténis do Jamor, o palco principal da prova que a Federação Portuguesa de Ténis organiza pela quinta vez nos últimos sete anos.
Em +55, a seleção nacional feminina venceu a Turquia por 3-0 para terminar a Maureen Connolly Cup na 11.ª posição, enquanto o conjunto masculino deu a volta à Hungria (2-1) para concluir a Austria Cup no 13.º lugar.
 
Deolinda Duarte (6-1 e 6-4 a Saniye Aylan Cengiztekin Kurtar) e a capitã Paula Falcão (6-3 e 6-3 sobre Gulseven Yonkuc) resolveram a eliminatória nos singulares, mas o triunfo ainda foi dilatado nos pares graças à celebração de Silke Buss e Maria Alice Marques (6-2 e 6-3 perante Hulyaa Dikel e Sevim Evecen).
 
A vitória desta quinta-feira foi a segunda da semana para Portugal, que já tinha levado a melhor contra a Dinamarca (2-1) no final do Grupo E.
Nos homens do mesmo escalão, Pedro Martins não conseguiu bater Peter Muharos e cedeu com os parciais de 3-6, 6-3 e 7-5 no arranque do confronto luso-húngaro, mas Nuno Delfino (7-6[2] e 6-1 diante Zsolt Kovats) e a dupla Vasco Graça/Ricardo Martins – contra Kovats e Laszlo Turczer por 6-3 e 6-4 – selou a reviravolta que encerrou a participação do selecionado masculino.
 
Esta também foi a segunda vitória da equipa "da casa", dois dias após o triunfo por 2-1 sobre a Áustria ainda na fase de grupos.
 
Em +50, os conjuntos portugueses tiveram desfechos opostos.
 
O masculino levou a melhor contra a Turquia antes do par: o capitão Henrique Assis fechou as contas da eliminatória ao derrotar Osman Avcu por 7-5 e 6-4 e antes tinha sido André Mota a superar Okan Okyay por 6-2 e 6-1. A fechar, Lourenço Lima e Luís Sousa Pinto dilataram a vantagem ao celebrarem com os parciais de 6-0 e 6-2 contra Okyay e Omer Yucel.
 
Estes resultados mantêm a equipa na luta pelo nono posto da Fred Perry Cup, tendo encontro marcado com a Dinamarca na sexta-feira.
 
A equipa feminina deste escalão foi a única das quatro seleções nacionais a ser bem-sucedida na fase de grupos, mas sofreu a segunda derrota consecutiva ao ceder por 3-0 contra a Grã-Bretanha. Susana Marques (6-3 e 6-0 diante Barbara Griffiths) e Bárbara Corte-Real (6-1 e 6-1 contra Michelle Oldham) cederam nos respetivos compromissos individuais e, juntas, perderam também face às mesmas adversárias (6-1 e 6-1) no par. Nesta jornada, nem a capitã Dominika Gorecka, lesionada na coxa direita, nem a ex-top 200 WTA Sofia Prazeres foram a jogo.
 
Segue-se, na derradeira jornada, um encontro com a Itália que vale o sétimo lugar na Maria Esther Bueno Cup.
 
Press-Officers:
Gaspar Ribeiro Lança 
Steve Grácio 
 
Fotografias:
Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis
Álvaro Isidoro/Federação Portuguesa de Ténis
 
 

Periodicidade Semestral

domingo, 1 de fevereiro de 2026 – 08:35:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...