18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato da Europa

Portugal conhece os seus adversários no Campeonato da Europa 2024 de Sub-22 Masculinos no dia 29 de Janeiro (segunda-feira), altura em que a Confederação Europeia de Voleibol (CEV) irá proceder ao sorteio da respectiva fase final na cidade neerlandesa de Apeldoorn.
 
A fase final do Campeonato da Europa de Sub-22 Masculinos decorrerá de 9 a 14 de Julho do ano corrente nas cidades neerlandesas de Alperdoorn e Groningen e envolve as selecções de Itália, Países Baixos, Espanha, Chéquia, Polónia, França, Portugal e Hungria.
 
Recorde-se que a Selecção Nacional de Sub-22 Masculinos, orientada por Hugo Silva, venceu pela margem máxima (3-0: 25-18, 25-15 e 25-20) a Dinamarca no último jogo da Pool E de Qualificação para o Campeonato da Europa 2024, disputada em Erevan, capital da Arménia, e apurou-se, como um dos melhores 2.ºs classificados, para a fase final do Europeu da categoria.
 
Portuguesas defrontam sérvias, polacas e checas.
 
Sérvia, Polónia e Chéquia serão os adversários da Selecção Nacional de Sub-22 Femininos na fase final do Campeonato da Europa 2024, a realizar entre 1 e 6 de Julho em Itália.
 
A Selecção orientada por João Santos vai disputar a Pool II, onde irá defrontar oponentes de peso: a Sérvia, vice-campeã europeia, a Polónia, 4.ª classificada no EuroVolley 2022, no qual a Chéquia ocupou o 10.º posto na classificação final.
 
Fiel ao ADN que a caracteriza, a Selecção Nacional quer lutar por um lugar nas meias-finais, como salientou o Seleccionador Nacional, João Santos:
“O objectivo passa por lutar pelo segundo lugar do grupo, que nos garante um lugar nas meias-finais da competição. Tratando-se de uma fase final de um Campeonato da Europa com as melhores oito equipas, sabemos que este objectivo será extremamente difícil de atingir.
No nosso grupo figuram duas equipas do Top 4 do último Europeu em 2022, a Sérvia, que foi vice-campeã, e a Polónia, que acabou como 4.ª classificada. A estas duas equipas, que partem como claras favoritas, ainda se junta a equipa da República Checa, que fez uma excelente fase qualificatória, perdendo apenas para uma equipa candidata ao título nesta competição.
Aliado ao nível competitivo, sendo esta a nossa primeira participação numa fase final, julgo que a falta de experiência pode pesar neste formato competitivo em que tudo se decide em três jogos. Independentemente de todas as dificuldades que vamos encontrar, o grupo que se conseguiu qualificar deu provas de grande personalidade, ambição, vontade de trabalhar e isso, aliado às condições que a Federação nos tem proporcionado, deixa-nos bastante optimistas em relação à participação no Campeonato da Europa“.
 
Serão oito as selecções que disputarão nas cidades italianas de Lecce e Taranto, de 1 a 6 de Julho, a segunda edição do #EuroVolleyU22W.
A Pool I será composta pela Itália, anfitriã da fase final e campeã em título, a Turquia, a Ucrânia e a Letónia. A Pool II será constituída por Sérvia, Portugal, Polónia e Chéquia.
 
As duas melhores classificadas de cada pool avançarão para as meias-finais cruzadas, ao que se seguirão os jogos de disputa de medalhas.
O Europeu terá lugar na região da Apúlia (Puglia) – situada no tacão da bota italiana – e será utilizado pela Federação Italiana de Voleibol como ensaio para a competição de Voleibol dos Jogos do Mediterrâneo, que a cidade de Taranto acolherá em 2026.
 
Esta é apenas a segunda edição do Europeu desta faixa etária, após a competição realizada em 2022 (aberto a jogadoras Sub-21), e pretende ajudar as estrelas em ascensão da modalidade a completar uma transição mais suave dos escalões juniores para os seniores.
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 21:43:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...