>
Está em... início
Informação Cultural
Município de Peniche assina auto de cedência do Forte de Nossa Senhora da Consolação no Dia do Município


Aviso
|
Integrada na celebração do Dia do Município, que se assinala no próximo dia 7 de agosto, terá lugar, pelas 11h30, no Forte de Nossa Senhora da Consolação a assinatura do Auto de Cedência de Utilização e Aceitação deste Monumento Nacional, propriedade do Estado, ao Município de Peniche, cerimónia que contará com a presença da Diretora-Geral do Tesouro e Finanças, Dr.ª Maria João Araújo.
O Município de Peniche vai avançar com a requalificação do Forte de Nossa Senhora da Consolação, tendo para tal submetido o projeto de recuperação desta fortificação a cofinanciamento através do Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020 –, no eixo prioritário 7 “Afirmar a sustentabilidade dos territórios (CONSERVAR)”, considerando um investimento total de € 679.263,84.
Em 20 de julho de 2017, o Município de Peniche lançou o Concurso Público da Empreitada de Requalificação do Forte da Consolação, tem como valor do preço base do procedimento € 490.185,91, tendo em vista a implantação de um posto de informação turística, uma sala multiusos com cafetaria e um espaço interpretativo e museológico destinado à divulgação do importante património geológico concelhio, bem como do património histórico militar da região de Peniche, no qual esta fortificação se engloba.
A reabilitação do imóvel, a sua integração em rotas turísticas e patrimoniais, bem como a promoção de eventos culturais no espaço irão contribuir para a valorização e dinamização do imóvel e, de modo mais abrangente, do Património Cultural e Natural da região, mas também para o aumento de número de visitantes do território e para a diversificação da oferta cultural.
O Forte de Nossa Senhora da Consolação, mandado edificar em 1641 por D. João IV, e concluído em 1645, insere-se numa ampla política de defesa e fortificação da linha costeira da região de Peniche, com forte implemento após a Restauração. Este reduto edificado sobre o cerro de Nossa Senhora da Consolação, de planta estrelada, com quatro baluartes triangulares, tinha na sua potente artilharia importante obstáculo a qualquer desembarque hostil nas praias da dita baía. Este imóvel histórico esta classificado como Monumento Nacional desde 1978.