>
Está em... início
Informação Cultural
Prémios Literários da Estoril Sol têm prazos prorrogados até 15 de Junho
Informação Cultural
Prémios Literários da Estoril Sol têm prazos prorrogados até 15 de Junho
Foi prorrogado, até ao próximo dia 15 de Junho, o prazo de recepção das obras originais para a 12ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e dos romances publicados para a 22ª edição do Prémio Literário Fernando Namora.
A Estoril Sol decidiu, assim, alargar o prazo de recepção das candidaturas no intuito de corresponder às solicitações de várias editoras e, também, autores, interessados em participar nos concursos que prestam homenagem aos dois grandes escritores. O júri, comum a ambos os Prémios, será presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.
Instituído, desde 2008, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, no valor de 10 mil euros, volta a ser uma oportunidade para todos os escritores portugueses que queiram submeter a concurso um romance inédito, desde que não tenham “qualquer obra publicada no género”. Recorde-se que, desde 2016, o Prémio Revelação aboliu do seu Regulamento o limite dos 35 anos de idade para os concorrentes, cláusula que o Júri considerou estar a condicionar o aparecimento de novos valores.
O romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em 2018, foi “Um Passo para Sul”, de Judite Canha Fernandes. Nos termos do Regulamento, a obra vencedora será publicado pela Editora Gradiva, conforme o protocolo existente com a Estoril Sol.
Com um expressivo êxito registado nas suas anteriores edições, o Prémio Literário Revelação tem como objectivo primordial encontrar novos talentos e dinamizar as Letras portuguesas.
Lançado em 1988 pela Estoril Sol, o Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 15 mil euros, ocupa um espaço único no panorama nacional. Com periodicidade anual, este prestigiado prémio é reservado a romances editados no ano anterior. Carlos Vale Ferraz, com o seu romance “A Última Viúva de África”, foi o vencedor no ano passado.
Recorde-se que o Prémio Literário Fernando Namora, teve um Júri presidido, durante vários anos, por Agustina Bessa-Luís, que dá agora o seu nome ao Prémio Literário Revelação, também instituído pela Estoril Sol.
O prazo de recepção das candidaturas aos Prémios Literários da Estoril-Sol termina, assim, impreterivelmente, no próximo dia 15 de Junho.