19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

 

 

Aviso
 

Informamos que o serviço de informação noticiosa será temporariamente interrompido,

devido a férias da equipe.

 

Agradecemos a compreensão!

 

Votos de boas férias!!!

 

 

10 Anos Biruta: Concertos de Ben Yosei, Redoma, Riça e Zé Menos no Porto - 4 Fevereiro

 
10 ANOS BIRUTA - Uma celebração da editora Biruta Records com concertos de ben yosei, redoma, Riça e zé menos na Socorro, Porto a 4 de Fevereiro
cartaz por: Tiago Mogege (@tiagomogege)
 
São 10 anos Biruta. 10 anos a ser biruta. Tudo começou, na verdade, em finais de 2013 como um coletivo de artistas. Mas em janeiro de 2014 foi quando nasceu a primeira edição: um “Passeio” pelo Porto, que nos foi oferecido pelos Ollgoody’s (grupo formado por Logos e Minus & MRDolly), em forma de álbum rap documental. O sentimento forte desta invicta cidade deu-nos alento para continuar a trilhar um percurso inquietante e independente. Sempre a procurar identidades musicais vincadas, essa direção levou-nos a trabalhar com artistas de diferentes espectros, onde o gosto pela melancolia, intimidade e a catarse prevaleceram: da soul moderna de Ghetthoven, à folk de Tio Rex, ao punk de We Bless This Mess, ou às várias expressões de rap experimental ouvidas nos projetos de 4400 OG (David Bruno), Keso, MONA LINDA, redoma, Riça ou zé menos.
 
Em jeito de celebração destes 10 anos da Biruta Records, marcamos um momento irrepetível onde se juntarão os artistas ativos da editora: ben yosei, redoma, Riça e zé menos atuarão a 4 de fevereiro na Socorro, Porto. As portas abrem às 17h e o evento prossegue até às 21h. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou na Socorro com o valor de 8€ até dia 28 de janeiro. A partir de dia 29 janeiro e até ao dia do evento passarão a custar 10€.
 
ben yosei (18h)
Em 2023, Rafael Trindade, conhecido a nível artístico como ben yosei, lançou um dos mais belos e bem concretizados álbuns do ano, “lagrimento”. O artista coimbrense faz-nos estremecer com a sua música devocional marcada na forma de instrumentais ambientais e etéreos, embalados em orações que nos remetem para o conceito de portugalidade católica. As memórias e vivências de alguém que paira na margem da urbe estão a descoberto num álbum catártico, pop e experimental. A 4 de fevereiro, além do concerto de ben yosei, estará disponível, pela primeira vez, a edição física limitada em cassete de “lagrimento” com selo Biruta. 
 
redoma (18h45)
As redoma são Joana Rodrigues e Carolina Viana. Duas artistas detentoras de uma tranquila, refinada e altamente personalizada visão de uma música que ainda tem pulso hip hop, que aceita ecos semi-fragmentados de alguma moderna electrónica lo-fi e de um jazz longínquo e que poética e verbalmente parece buscar os seus azimutes entre algum rap mais confessional, uma clássica escola de spoken word e a timidez sussurrante de alguma folktrónica. Além do aclamado EP “parte” editado em 2022, as redoma estrearão na Socorro novos temas dum novo registo por vir. 
 
Riça (19h30)
O mais recente artista a editar pela Biruta, lançou o seu álbum de estreia “Diabos m’ Elevem” em 2023. O disco é rico em recolha do folclore e da escrita proveniente do imaginário popular com o qual o artista cresceu: cantigas, provérbios, superstições, fábulas e lendas. Uma casa portuguesa com certeza, construída ao longo de vários anos e ocupada agora por uma sonoridade própria, onde música tradicional e hip hop coabitam. Rimas mil e uma pujante entrega, esperam-se para a purga dos demónios, ao vivo. Riça apresentar-se-à com zé menos, convidados e a cenografia criada por Diana Queirós. 
 
zé menos (20h15)
zé menos enquanto artista, ou Zé Poças enquanto engenheiro de som e diretor artístico, é o elemento transversal à construção dos últimos discos editados pela Biruta e o seu estúdio na Rechousa tem servido de lugar-comum onde essas obras nasceram. Em 2019 lançou o “chão do parque”, disco guiado pela alegoria da liquidambar, por onde se desenrola o processo de chegada à vida adulta. Um registo outonal e exploratório, criado inteiramente por si, da escrita à composição, que revelou novos traçados para o hip hop nacional. É certo que zé menos continuará a percorrer um caminho experimental num EP produzido pelo Pedro, O Mau e a ser lançado este ano. Sozinho e fixado em palco, a expressão facial e corporal ao longo do espetáculo serão sinónimo de catarse. A comprovar no dia 4 de fevereiro na Socorro. 
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 12 de setembro de 2025 – 02:36:29

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...