>
Está em... início
Informação Cultural
Direção-Geral das Artes (DGARTES) lança Call para comunicações sobre projetos de inclusão pela prática musical


A Direção-Geral das Artes (DGARTES), no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis, lançou hoje uma Call para comunicações sobre projetos de inclusão pela prática musical que pretendam apresentar-se nos Encontros Exploratórios, evento que decorrerá nos dias 25 e 26 de março em Arronches, concelho do Alto Alentejo. Estas jornadas reunirão especialistas, músicos, educadores e gestores culturais portugueses e do espaço ibero-americano, para debater para partilhar boas práticas e debater desafios e metodologias da prática musical como ferramenta de inclusão para crianças, adolescentes e jovens.
A Call, aberta entre 7 e 24 de fevereiro, destina-se a orquestras juvenis, escolas de música, associações culturais, projetos comunitários e outras entidades que trabalhem a inclusão através da música. Os projetos selecionados terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho, partilhar experiências e integrar um espaço de debate e aprendizagem coletiva.
Encontros Exploratórios: Um espaço para fortalecer a inclusão musical
Este evento, a decorrer dias 25 e 26 de março, cujo programa será conhecido em breve, será uma oportunidade de excelência para:
. Dar visibilidade a projetos inovadores, promovendo a troca de experiências e metodologias inclusivas;
. Fomentar o diálogo entre profissionais e entidades, estimulando novas colaborações;
. Debater desafios e oportunidades da prática musical inclusiva, fortalecendo redes de cooperação entre projetos nacionais e internacionais;
. Inspirar novas políticas culturais e educativas, contribuindo para o desenvolvimento da inclusão através da música.
Os Encontros integram uma iniciativa mais ampla no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis, plataforma de cooperação ibero-americana que promove a educação musical e a inclusão através da prática musical orquestral. Criado em 2008, impulsiona a criação e o fortalecimento de agrupamentos musicais juvenis a diferentes níveis, reforçando a coesão no espaço cultural ibero-americano.
Com o envolvimento de doze países, tornou-se um instrumento essencial de cooperação e impacto social, proporcionando oportunidades a milhares de crianças e jovens e consolidando a música como veículo de transformação e integração. Em Portugal o programa é operacionalizado pela DGARTES, que tem também a seu cargo redes de cooperação como o Ibercena, o Ibermúsicas, e a Plataforma Ibero-Americana de Dança.
Em paralelo com os Encontros Exploratórios, esta iniciativa da DGARTES inclui um trabalho pioneiro em Portugal de estudo e mapeamento da prática musical inclusiva, com o objetivo de «identificar e sistematizar, a nível nacional, as instituições, entidades artísticas e entidades de formação musical que desenvolvam atividades no âmbito da educação musical e da prática musical inclusiva na infância, adolescência e juventude, com enfoque em agrupamentos instrumentais e vocais», bem como «reunir informação sobre projetos que utilizem a prática musical como instrumento de inclusão social e de promoção do desenvolvimento artístico e humano».
Como participar?
Os projetos interessados podem saber mais e submeter a sua candidatura até 24 fevereiro através do formulário disponível no site da DGARTES.
A participação é gratuita e representa uma oportunidade única para integrar um espaço de partilha e reflexão sobre a música como motor de transformação social.