19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Diana Durães bate recorde dos 400 livres

Simão Morgado homenageado na despedida das piscinas

 

Diana Durães (FC Porto) estabeleceu hoje um novo recorde nacional absoluto nos 400 livres durante a sessão de finais do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, que está a decorrer no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra, num dia marcado pela homenagem ao nadador Simão Morgado.

 

Diana Durães fixou um novo recorde nacional absoluto nos 400 livres com o tempo de 4.19,09, superando o anterior máximo de 4.19,40 que já lhe pertencia desde maio e ficando muito perto de obter os mínimos para os Europeus de Londres de 2016.

 

Apesar de ter ficado à porta do Europeu, fiz uma boa prova e estou muito contente por ter batido o recorde nacional. Vou continuar a lutar, dei tudo o que podia. É assim que se vai aprendendo”, afirmou a atleta do FC Porto. A marca de acesso a Londres é de 4.18,78.

 

Uma grande homenagem promovida pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) ao nadador Simão Morgado, que colocou um ponto final na carreira, marcou a sessão da tarde.

 

 

O atleta do Belenenses recebeu várias lembranças e foi ovacionado por todo o público presente na piscina, numa cerimónia que durou 25 minutos e que contou com a presença de Luís Monteiro e Rui Sardinha, vice-presidentes da FPN, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, Filipe Coelho, ex-treinador de Morgado, dos seus familiares, bem como de um corredor formado por atletas em representação de todos os clubes que participam no Open de Portugal.

 

Era desta forma com que eu sonhava terminar a carreira. Merecia isto”, afirmou Simão Morgado, após a homenagem, em que se mostrou visivelmente emocionado.

 

Na quinta feira, na sua última prova individual, o atleta da cruz de cristo despediu-se com uma vitória na final dos 50 mariposa com o registo de 24,78. Saltou para fora da piscina para festejar o triunfo, erguendo os braços para um público rendido à brilhante carreira do capitão da Seleção Nacional.

 

Estive dois anos quase sem treinar. Nesta vitória dos 50 mariposa fui buscar forças onde não sabia que tinha”, relevou.

 

Segundo o nadador, “valeram a pena todos os sacrifícios, quem corre por gosto não cansa”. “Foi este o desporto que escolhi, que me apaixonei, pela amizade, pelo companheirismo”, acrescentou.

 

Para Morgado, esta homenagem “resume toda a carreira”, considerando ser este “o momento mais alto” em 30 anos ligados à natação, lembrando também a importância da “primeira participação olímpica” que “abriu caminho para o desporto mundial”.

 

 

Simão Morgado, de 36 anos, iniciou a sua carreira nos Bombeiros Voluntários do Cacém em 1985, rumando ao Benfica em 1987. Em 1994 transitou para o Clube Natação da Amadora onde permaneceu até 2013. Finaliza o seu longo percurso na natação no Belenenses.

 

O capitão da Seleção Nacional, atual recordista nacional dos 50 mariposa, bateu 13 vezes o recorde nacional dos 100 mariposa.

 

Morgado é o único nadador português que participou seis vezes no Campeonato do Mundo e quatro vezes nos Jogos Olímpicos (Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012), o que o torna uma das maiores figuras da natação portuguesa.

 

Questionado sobre que conselho daria aos mais jovens, Simão Morgado diz o seguinte: “Não façam as coisas só por fazer, mas sim por vontade, façam-no por gosto, sigam os vossos sonhos e vão conseguir chegar lá!

 

Este domingo, as eliminatórias têm início às 09h00 e as finais às 16h00.

 

O Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague é organizado em conjunto pela FPN, Câmara Municipal de Coimbra e Associação de Natação de Coimbra.

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 28 de abril de 2025 – 09:25:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...