20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Domingues falha defesa do título e deixa Eupago Porto Open com 10 portugueses no quadro principal

 
- João Domingues falha defesa do título e deixa Eupago Porto Open com 10 portugueses no quadro principal
- Torres, Graça, Maia, Pinho e Morais juntam-se a cinco compatriotas
 
João Domingues abdicou da defesa do título no Eupago Porto Open a contas com uma lesão no punho direito e deixou a representação nacional no quadro principal do ITF M25 organizado pela Associação de Ténis do Porto com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis a cargo de 10 compatriotas.
 
Exatamente um ano após conquistar o 11.º e último título da carreira, João Domingues (605.º ATP) voltou a enfrentar problemas físicos e retirou o nome da lista de participantes pouco antes de ir a jogo. O antigo top 150 ATP e quartofinalista do Millennium Estoril Open abdicou do embate com o francês Laurent Lokoli (394.º) por causa de uma lesão no pulso direito.
 
Assim Gastão Elias (318.º) passou a ser o único ex-campeão do Eupago Porto Open em prova. O jogador da Lourinhã lidera a comitiva de 10 portugueses que lutam pela glória, pois aos que já estavam assegurados no quadro principal juntaram-se ainda, via qualifying, Tiago Torres (1254.º ATP), João Graça (1451.º), Hugo Maia (1496.º) e Tomás Pinho (1871.º), bem como o lucky loser Diogo Morais.
 
11.º cabeça de série, Torres celebrou a mais autoritária das três vitórias já consumadas no Complexo Desportivo do Monte Aventino ao aplicar os parciais de 6-1 e 6-2 ao norte-americano Axel Nefve (910.º).
Graça — 14.º favorito — viveu a situação oposta ao ser obrigado a uma reviravolta para superar Nicolas Jadoun (85.º), acabando por vencer o francês por 2-6, 7-5 e 10-2.
 
Tal como ele (e pelo segundo dia consecutivo), também Maia teve de recorrer ao match tie-break para selar o apuramento. O bracarense foi mais forte do que Adan Freire Da Silva (973.º) e triunfou por 2-6, 6-4 e 10-8.
 
Pinho carimbou o apuramento ao levar a melhor sobre Morais por 6-3 e 6-4 no que se transformou num duelo nacional com final feliz para ambos, dada a repescagem do mais novo.
 
Pouco depois, a colocação dos qualifiers acabou por triplicar o número de embates nacionais na primeira ronda do quadro principal, onde já se sabia que Gastão Elias e Tiago Silva iam medir forças. Pinho e Maia também vão estar frente a frente, enquanto Morais foi sorteado com Diogo Marques. Já Graça e Torres foram colocados nas rotas de dois dos principais candidatos ao título: o espanhol Alejandro Moro Canas (263.º), primeiro cabeça de série, e o francês Dan Added (327.º), terceiro.
 
Além da desistência de João Domingues, a jornada desta terça-feira também ficou marcada pela de Kyle Edmund. Ex-número 14 mundial e detentor de dois títulos ATP em três finais, bem como semifinalista do Australian Open em 2018, o britânico de 30 anos seria a estrela maior do torneio, mas uma indisposição levou-o a desistir.
 
Quarta-Feira será uma "jornada gorda" no Complexo Desportivo do Monte Aventino, com 14 encontros de singulares agendados incluindo os 10 portugueses.
 
Press-Officers:
Gaspar Ribeiro Lança 
Steve Grácio
 
Fotografias: João Mendes/Eupago Porto Open
 

Periodicidade Semestral

domingo, 1 de fevereiro de 2026 – 08:34:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...