20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Francisca Jorge avança no Figueira da Foz Ladies Open e fica próxima do objetivo maior

 
- Teresa Franco Dias e Amália Suciu eliminadas
- Irmãs Jorge arrasam na estreia em pares
Francisca Jorge superou a primeira cabeça de série do Figueira da Foz Ladies Open e aumentou a esperança de conseguir um lugar no qualifying do US Open. A jornada desta terça-feira também ficou marcada pelas eliminações de Teresa Franco Dias e Amália Suciu no ITF W100 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, até domingo, no Tennis Club da Figueira da Foz.
 
À procura de pontos que lhe permitam marcar a viagem até Nova Iorque, Francisca Jorge (239.ª WTA) beneficiou da desistência da primeira cabeça de série, Celine Naef (169.ª), quando já vencia por 7-6(3), 2-6 e 4-1.
 
Num encontro com muitos altos e baixos de parte a parte, marcado pelo vento e pelos nervos de ambas as protagonistas, foram muitas as oscilações do ascendente nas 2h03 de um compromisso em que se verificaram 13 quebras de serviço.
 
A número um nacional precisou de inverter uma desvantagem de 5-2 no primeiro parcial e na análise ao embate, em conferência de imprensa, apontou essa recuperação como decisiva para passar pela adversária suíça, assistida no início do segundo set por causa de dores nas costas: “Foi super importante. As condições estavam difíceis, a bola mexia muito [por causa do vento], não dava para jogar muito limpo e senti que estava nervosa. Ganhar o primeiro set deu-me bastante leveza e no segundo percebi que ela estava tocada e a tentar despachar os pontos. Isso deixou-me mais encolhida porque não queria falhar, mas no terceiro set voltei a ter a mentalidade certa e a ir à procura de diminar o jogo com muita vontade.”
 
Na segunda eliminatória de uma competição onde chegou a atingir as meias-finais em 2023, Francisca Jorge vai ter pela frente a vencedora do duelo de quarta-feira entre En Shuo Lian (Taiwan) e a brasileira ex-top 100 Laura Pigossi.
Sentido inverso seguiram Teresa Franco Dias (1358.ª) e
 
Amália Suciu (1405.ª), duas das quatro convidadas “da casa”.
 
A primeira ainda deu oposição no parcial inaugural antes de ceder pelos parciais de 6-2 e 6-0 face à russa Maria Timofeeva (264.ª), que apesar de já ter integrado o top 100 (foi 93.ª em abril de 2024) e de ter um título WTA no currículo precisou de passar pelo qualifying.
 
A segunda não teve armas para contrariar Elena Pridankina (182.ª) e perdeu por 6-0 e 6-0 na abertura do quadro principal do Figueira da Foz Ladies Open.
 
Na segunda ronda, a russa — quartofinalista no ITF W100 do CETO em abril — poderá ter como adversária Matilde Jorge. A mais nova das irmãs vimaranenses também persegue o apuramento para o US Open e estreia-se na competição frente à qualifier neerlandesa Eva Vedder no segundo embate das 11 horas no Court Central do Tennis Club da Figueira da Foz.
 
Esse será um dos três embates da jornada com jogadoras portuguesas. No anterior, Angelina Voloshchuk medirá forças com a espanhola Marina Bassols Ribera. No seguinte, Ana Filipa Santos enfrentará a norte-americana Hina Inoue.
Já nos pares, as duplas Voloshchuk-Santos e Teresa Franco Dias-Eva Garkusha tentarão juntar-se a Francisca Jorge e Matilde Jorge nos quartos de final. As irmãs vimaranenses confirmaram o estatuto de primeiras cabeças de série com uma vitória arrasadora (6-1 e 6-3) contra Diana Marcinkevica e Marie Weckerle.
 
Press-Officers:
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
 
Fotografias: Beatriz Ruivo/FPT
 
 

Periodicidade Semestral

domingo, 1 de fevereiro de 2026 – 08:34:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...