20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Francisca Jorge chega aos quartos de final do Figueira da Foz Ladies Open e aproxima-se do US Open

 
- Irmãs Jorge nas meias-finais de pares, Santos/Voloshchuk eliminadas
 
Francisca Jorge voltou a vencer no Tennis Club da Figueira da Foz e apurou-se para os quartos de final de singulares do ITF W100 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza até domingo, um resultado que deixa a número um nacional à porta do regresso aos torneios do Grand Slam no qualifying do US Open.
 
Esta quinta-feira, Francisca Jorge (239.ª WTA) esteve com um pé e meio fora do torneio e, por consequente, de Nova Iorque, mas deu a volta a Laura Pigossi (206.ª) e venceu a número dois do Brasil por 4-6, 7-5 e 6-1.
 
Pigossi prometia ser um osso duro de roer sobretudo pela quantidade de bolas devolvidas, mas pouco mais teve a oferecer e o vento também dificultou a tarefa de Jorge. Aliado às fortes rajadas que voltaram a afetar a qualidade de jogo, a passividade da jogadora do Brasil esteve perto de dar frutos, pois chegou a servir para a vitória a 6-4, 5-4.
 
Nessa altura, a portuguesa quase claudicou após ser quebrada, mas controlou as emoções, fez o contra break e mudou o chip. Focada, castigou a inércia da adversária e tomou controlo das trocas de bolas para assinar a recuperação.
 
De punho em riste, Francisca Jorge celebrou, após 2h52, uma vitória com duplo significado, pois ao inscrever o nome nos quartos de final do Figueira da Foz Ladies Open deu o segundo de três passos necessários para estar em Nova Iorque. Só a presença nas meias-finais (que seria uma repetição da campanha de 2023) vale à vimaranense a certeza de entrar no qualifying do US Open, mas o apuramento para os quartos de final já a deixa de calculadora na mão.
 
A separá-la dessa meta terá a jogadora que, entre todas as participantes, conta com mais participações em torneios do Grand Slam (27 só em quadros principais) e melhor classificação de carreira: a cazaque Zarina Diyas, que aos 31 anos ocupa a 269.ª posição, mas chegou a ser 31 em janeiro de 2015 (no ano anterior jogou a primeira final WTA e dois anos depois ergueu o único título no circuito principal).
 
A melhor tenista portuguesa da atualidade é a única tenista “da casa” que se mantém nos singulares, mas o elenco dos quartos de final tem outros motivos de interesse.
 
Na mesma metade do quadro estão ainda a tailandesa Lanlana Tararudee (167.ª), recém-finalista do WTA 125 do Porto, e Maria Timofeeva (264.ª), russa de 21 anos que já foi top 100 (93.ª em abril de 2024) e conta no currículo com um título no WTA 250 de Budapeste.
 
Já na parte inferior destaca-se a campeã de 2023, a primeira edição do torneio na atual categoria ITF W100. Depois de um longo período a debelar lesões, a ainda muito jovem Alina Korneeva (só tem 18 anos, venceu este torneio com 16) está na 259.ª posição da hierarquia (foi 128.ª em fevereiro de 2024), precisou de jogar o qualifying e esta quinta-feira celebrou a quinta vitória ao vencer Hina Inoue por 6-4 e 6-4.
 
Segue-se um duelo de qualifiers com Maria Martinez Vaquero (831.ª), que já garantiu uma subida de 170 lugares — e a melhor classificação da carreira — com o brilharete desta semana.
 
Metade das quartofinalistas são, aliás, oriundas da fase de qualificação, com Eva Vedder (241.ª) a completar esse quarteto. Depois de afastar Matilde Jorge na primeira ronda, a jogadora dos Países Baixos eliminou a segunda cabeça de série, Elena Pridankina (182.ª), com os parciais de 6-2, 3-6 e 6-1 para marcar encontro com outra jovem talentosa: belga Sofia Costoulas, número 194 mundial e ex-número dois de juniores.
 
Nos pares, as duas duplas lusas que foram a jogo tiveram sortes diferentes nos quartos de final.
 
Ana Filipa Santos e Angelina Voloshchuk não conseguiram dar sequência à recuperação do dia anterior e perderam por 6-4 e 6-2 com a britânica Madeleine Brooks e Eudice Chong, de Hong Kong, terceiras cabeças de série.
Já as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge, na mesma secção do quadro, voltaram a confirmar o estatuto de primeiras cabeças de série ao passarem com distinção (6-1 e 6-1) por Malene Helgo e Yuriko Lily Miyazaki.
 
Esta sexta-feira, Francisca Jorge voltará a atuar no segundo embate das 11 horas no Court Central, o mesmo palco a que regressará já ao final da tarde para tentar o apuramento para a final de pares com a irmã mais nova.
 
Press-Officer:
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
 
Fotografias: Beatriz Ruivo/FPT
 

Periodicidade Semestral

domingo, 1 de fevereiro de 2026 – 08:34:58

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...