- Gastão Elias e Tiago Torres nos quartos de final do Eupago Porto Open
- Vasco Prata, Diogo Marques e Hugo Maia eliminados na segunda ronda
- Meias-finais de pares com três duplas nacionais e uma garantida na final
Gastão Elias e Tiago Torres são os tenistas portugueses apurados para os quartos de final de singulares do Eupago Porto Open, ITF M25 organizado pela Associação de Ténis do Porto organiza com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis até domingo, dia em que terá início, também no Complexo Desportivo do Monte Aventino, um ATP Challenger 100. Nas meias-finais de pares estão outros seis portugueses e há a certeza de haver uma dupla "da casa" na final.
Tiago Torres (1254.º ATP) foi o primeiro a seguir em frente, graças a uma desforra sobre o amigo Vasco Prata (1300.º). Derrotado em Castelo Branco há uma semana, o mais velho dos jovens lisboetas — 23 anos para 21 — sorriu por último na cidade invicta ao levar a melhor por 6-4 e 6-3.
Estes parciais permitiram ao recém-licenciado nos Estados Unidos da América igualar a prestação de outubro em Louisvilly, no estado norte-americano do Kentucky, para chegar pela segunda vez aos quartos de final de um ITF. Tal como nessa ocasião, também no Eupago Porto Open o faz como qualifier, sendo que desta vez teve de ultrapassar três rondas (e não duas) na fase prévia, já somando cinco triunfos desde o arranque do torneio.
O adversário de Tiago Torres na procura pelas primeiras meias-finais da carreira em torneios internacionais será Luca Potenza (517.º). O italiano colocou um ponto final na prestação do também qualifier Hugo Maia (atualmente sem ranking profissional, mas já com a garantia de recuperar a classificação assim que estes pontos forem contabilizados) ao vencer por 6-3 e 6-4 no último embate individual da jornada.
Pelo meio, Gastão Elias (318.º) deu mais um passo tranquilo neste que é o segundo ITF consecutivo que joga em Portugal. Único ex-campeão entre os participantes, o ex-top 60 mundial só precisou de 97 minutos para levar a melhor contra o espanhol Ignasi Forcano (1230.º) por 6-3 e 6-2. Também ele terá pela frente um italiano nos quartos de final: Fabrizio Andaloro (367.º).
Já Diogo Marques (930.º), ofereceu boa réplica ao francês Lucas Poullain (387.º) e ainda chegou a sonhar com uma surpresa no braço de ferro de quase 2h30, mas acabou derrotado por 6-4 e 7-6(5). O setubalense foi semifinalista do torneio há um ano e perderá sete pontos que o podem afastar do top 1000 se não conseguir uma boa campanha no Challenger da próxima semana.
Além dos dois representantes portugueses nos quartos de final de singulares, o Eupago Porto Open conta com outros seis jogadores "da casa" no elenco das meias-finais de pares, estando já garantida a presença de uma dupla nacional na final de sábado pois Francisco Rocha e Tiago Silva (segundos favoritos e campeões em Castelo Branco no fim de semana) vão estar frente a frente com Vasco Prata e Diogo Morais — vencedores na Figueira da Foz duas semanas antes.
Na metade superior do quadro, o cenário só não é semelhante porque João Graça e Diogo Marques (primeiros pré-designados) foram surpreendidos e falharam o encontro com Daniel Batista e Guilherme Valdoleiros, que terão como adversários o espanhol Ignasi Forcano e o italiano Leonardo Rossi.
Press-Officers:
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
Fotografias: João Mendes/Eupago Porto Open