18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fase final do Campeonato da Europa 2024

Portugal conheceu hoje os seus adversários na fase final do Campeonato da Europa 2024 de Sub-22 Masculinos, agendada para os dias 9 a 14 de Julho do ano corrente, nas cidades neerlandesas de Groningen e Alperdoorn, respectivamente sedes da Pool I e da Pool II.
 
Inserida na Pool II, a Selecção Nacional de Sub-22 Masculinos, orientada por Hugo Silva, vai defrontar as suas congéneres de Itália, França e Chéquia.
Um grupo muito forte: os italianos foram vice-campeões mundiais de Sub-21 em 2023 e campeões europeus de Sub-20 em 2022; os franceses foram 5.ºs classificados no último Europeu de Sub-20; e os checos foram 10.ºs classificados no Mundial de Sub-21 e 8.ºs no Europeu de Sub-20, onde os portugueses se classificaram no 9.º lugar, em 2022.
 
O sorteio realizado hoje na cidade neerlandesa de Apeldoorn definiu ainda as selecções que compõem a Pool I (Groningen): Países Baixos, Polónia, Hungria e Espanha.
 
O Seleccionador Nacional, Hugo Silva, salienta:
“Primeiro de tudo, creio que devemos realçar o mérito desta Selecção Nacional se ter conseguido qualificar e posicionar entre as 8 melhores selecções da Europa, o que para Sub-22, no meu ponto de vista, é de enorme relevância.
Em relação ao sorteio, vamos marcar encontro com a selecção francesa, que tão bem conhecemos, e não tenho dúvidas que a nossa equipa se vai querer «vingar» do 2-3 da fase de apuramento [França x Portugal: 3-2 (23-25, 25-17, 27-25, 18-25 e 15-10), na Pool E, na Arménia].
Sobre a Itália, diria que é a selecção mais forte deste escalão, sendo a Chéquia uma selecção de enorme potencial técnico-táctico.
Acredito que Portugal tem tudo para fazer história e que estes jogadores vão mostrar uma ambição capaz de nos encher de orgulho das suas exibições“.
O Campeonato da Europa de Sub-22 Masculinos está agendado para os dias 9 a 14 de Julho do ano corrente, nas cidades neerlandesas de Alperdoorn e Groningen, e envolve as selecções de Itália, Países Baixos, Espanha, Chéquia, Polónia, França, Portugal e Hungria.
 
Recorde-se que a Selecção Nacional de Sub-22 Masculinos, orientada por Hugo Silva, venceu pela margem máxima (3-0: 25-18, 25-15 e 25-20) a Dinamarca no último jogo da Pool E de Qualificação para o Campeonato da Europa 2024, disputada em Erevan, capital da Arménia, e apurou-se, como um dos melhores 2.ºs classificados, para a fase final do Europeu da categoria.
Portuguesas defrontam sérvias, polacas e checas
 
Sérvia, Polónia e Chéquia serão os adversários da Selecção Nacional de Sub-22 Femininos na fase final do Campeonato da Europa 2024, a realizar entre 1 e 6 de Julho em Itália.
 
A Selecção orientada por João Santos vai disputar a Pool II, onde irá defrontar oponentes de peso: a Sérvia, vice-campeã europeia, a Polónia, 4.ª classificada no EuroVolley 2022, no qual a Chéquia ocupou o 10.º posto na classificação final.
 
Fiel ao ADN que a caracteriza, a Selecção Nacional quer lutar por um lugar nas meias-finais, como salientou o Seleccionador Nacional, João Santos:
“O objectivo passa por lutar pelo segundo lugar do grupo, que nos garante um lugar nas meias-finais da competição. Tratando-se de uma fase final de um Campeonato da Europa com as melhores oito equipas, sabemos que este objectivo será extremamente difícil de atingir.
No nosso grupo figuram duas equipas do Top 4 do último Europeu em 2022, a Sérvia, que foi vice-campeã, e a Polónia, que acabou como 4.ª classificada. A estas duas equipas, que partem como claras favoritas, ainda se junta a equipa da República Checa, que fez uma excelente fase qualificatória, perdendo apenas para uma equipa candidata ao título nesta competição.
Aliado ao nível competitivo, sendo esta a nossa primeira participação numa fase final, julgo que a falta de experiência pode pesar neste formato competitivo em que tudo se decide em três jogos. Independentemente de todas as dificuldades que vamos encontrar, o grupo que se conseguiu qualificar deu provas de grande personalidade, ambição, vontade de trabalhar e isso, aliado às condições que a Federação nos tem proporcionado, deixa-nos bastante optimistas em relação à participação no Campeonato da Europa“.
 
Serão oito as selecções que disputarão nas cidades italianas de Lecce e Taranto, de 1 a 6 de Julho, a segunda edição do #EuroVolleyU22W.
A Pool I será composta pela Itália, anfitriã da fase final e campeã em título, a Turquia, a Ucrânia e a Letónia. A Pool II será constituída por Sérvia, Portugal, Polónia e Chéquia.
 
As duas melhores classificadas de cada pool avançarão para as meias-finais cruzadas, ao que se seguirá os jogos de disputa de medalhas.
O Europeu terá lugar na região da Apúlia (Puglia) – situada no tacão da bota italiana – e será utilizado pela Federação Italiana de Voleibol como ensaio para a competição de Voleibol dos Jogos do Mediterrâneo, que a cidade de Taranto acolherá em 2026.
 
Esta é apenas a segunda edição do Europeu desta faixa etária, após a competição realizada em 2022 (aberto a jogadoras Sub-21), e pretende ajudar as estrelas em ascensão da modalidade a completar uma transição mais suave dos escalões juniores para os seniores.
Árbitros portugueses em acção
 
Raquel Portela
Delegada Técnica Assistente de Voleibol nos Jogos 2024 da European University Sports Association (EUSA), a realizar nas cidades húngaras de Debrecen e Miskolc, de 7 a 17 de Julho.
Volero Le Cannet (França) x Reale Mutua Fenera Chieri’76 (Itália), dos quartos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 31 de Janeiro.
 
Ricardo Ferreira
Guaguas Las Palmas (Espanha) x VK Lvi Praha (Chéquia), do Play-off da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 31 de Janeiro.
 
Nuno Teixeira
Neptunes Nantes (França) x Nilufer Belediye Bursa (Turquia), das meias-finais da Challenge Cup – femininos, no dia 31 de Janeiro.
 
José Caramez
Mint Vero Volley Monza (Itália) x Galatasaray HDI Istanbul (Turquia), das meias-finais da Challenge Cup – masculinos, no dia 31 de Janeiro.
 
Pedro Pinto
Halkbank Ankara (Turquia) x Grupa Azoty Kedzierzyn-Kozle (Polónia), do Play-off da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 7 de Fevereiro.
 
Voleibol de Praia
 
Rui Carvalho
Beach Pro Tour Challenge do Recife, no Brasil, de 21 a 24 de Março.
Beach Pro Tour Challenge de Saquarema, no Brasil, de 28 a 31 de Março.
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 06:09:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...