>
 
                    
	
Abrindo o Ciclo “cinema, Activismo e Sociedade” é exibido, no dia 26 de Fevereiro às 21h45, o filme “Democracia em Vertigem, de Petra Costa (2019) 122′. Neste ciclo celebra-se não só o cinema, mas também os actos de resistência e activismo que tanto precisamos e merecemos nos dias de hoje. A Entrada no Mini-Auditório Salgado Zenha, em coimbra, é Livre.
Este documentário analisa um dos períodos mais dramáticos da história do Brasil, no contexto da atual crise democrática. Com um acesso sem precedentes a vários líderes nacionais passados e presentes, incluindo Dilma Rousseff e Lula da Silva, em combinação com relatos sobre o passado político e industrial complexo da sua própria família, a cineasta Petra Costa (ELENA) traça a ascensão e queda destes dirigentes e da nação tragicamente polarizada que resultou dos escombros.
Petra Costa confessa, «tenho aproximadamente a mesma idade que a democracia no Brasil.» A partir daqui inicia uma reflexão, entre o pessoal, o político e o poético, sobre a paisagem governamental do seu país à luz dos presentes volte-faces. Com acesso sem precedentes a Dilma Rousseff e Lula da Silva, a realizadora explora a ascensão e queda de ambos os líderes. Um documentário ensaístico, estreado este ano no festival de Sundance, que serve de aviso para a fragilidade dos sistemas democráticos às forças do populismo.
	Argumento: Petra Costa
	Fotografia: João Atala
	Montagem: Karen Harley, Tina Baz, David Barker, Joaquim Castro, Jordana Berg, Felipe Lacerda
	Produção: Netflix
	Duração: 122’
	País: Brasil